PROJETOS
Com dois de existência e colecionando conquistas, o time da Enactus UNESP Botucatu, conta em seu portfólio os projetos Quintal Coletivo (já em MVP), Compostaê, Integra+ e Nova Íris, estes em fase de insights.

O projeto Quintal Coletivo é um espaço de economia colaborativa que busca fortalecer a produção local, aproximando o produtor e o consumidor final, promovendo visibilidade aos produtores por meio de uma plataforma de divulgação e venda, com um sistema de logística próprio que através de nossas bicicletas apoia o meio ambiente além de estimular o consumo consciente.

Entregas sem emissão de CO2


Desenvolvimento dos comércios em pilares sustentáveis
Economia circular
ODS DO PROJETO
VALORES

Sustentabilidade

Empatia

Comprometimento


@quintalcoletivobtu
Quintal Coletivo



QUINTAL COLETIVO
"Onde a voz do produtor é a cantoria mais bela"

"TODA CONQUISTA É RESULTADO DE UMA AÇÃO DE CORAGEM"



aproximadamente 2 milhões de brasileiros apresentam transtorno do espectro do autismo (tea).
GRANDE PARTE DESSA PARCELA APRESENTA PROBLEMAS COMO ANSIEDADE, EPILEPSIA, DEPRESSÃO E Deficiência INTELECTUAL.

NOSSO PROJETO VISA PROMOVER, DESDE A EDUCAÇÃO BÁSICA, O DESENVOLVIMENTO DA SOCIABILIDADE, COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E FOCO DE CRIANÇAS COM TEA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO.


fornecer apoio aos pais e/ou responsáveis dessas crianças, promovendo a comunicação entre os professores
Confecção da plataforma online com ferramentas e atividades adaptadas Às necessidades de aprendizado de crianças de 3 a 8 anos com tea.
idealizar uma infraestrutura adequada para suprir as necessidades dessas crianças através do site interativo.




integração
inovação
diversidade
colaboração
engajamento
Esses são os valores do Time integra+! Acreditamos no poder transformador da integração e através do trabalho inovador, colaborativo e engajado, lutamos pela valorização da diversidade e integração social!
E você vem com a gente nessa luta?




_edited_edit.png)
O projeto Compostaê tem por objetivo implementar um sistema de compostagem comunitária no distrito de Rubião Jr. (Botucatu), que através da comercialização do adubo produzido, gerar uma fonte de renda extra ao Instituto Semeando o Futuro, assim, possibilitando sua autonomia financeira. Paralelamente, serão realizadas aulas sobre educação ambiental, a fim de mostrar a importância da conscientização ambiental para comunidade.

Destinação correta do lixo gerado na comunidade
Geração de adubo para comercialização ou utilização em horta comunitária
Geração de renda complementar para manutenção mensal do Instituto Semeando o Futuro
Utilização de terreno abandonado e potencial foco de vetores de doenças ou animais peçonhentos
Capacitação sobre ferramentas para gerir negócios
Possibilidade de comércio online para aumentar o alcance das vendas do adubo




_edite.png)







_edite.png)

Empoderamento dos moradores, através da educação ambiental, tornando-os cidadãos críticos e conscientes dos impactos ambientais gerados pelo lixo produzido em suas casas, como também da importância que o tratamento correto dele representa, podendo inclusive ser uma fonte de renda extra para o Instituto Semeando o Futuro.
Diminuição do descarte incorreto de lixo através do sistema de compostagem comunitária e da emissão de gases de efeito estufa gerados pela decomposição do lixo orgânico.
Através da comercialização do adubo produzido pela compostagem espera-se gerar uma renda extra para o Instituto Semeando o Futuro, a fim de auxiliar na sua manutenção mensal.







.jpg)

.jpg)

.png)
O projeto Nova Íris busca promover a consolidação de uma rede de apoio para jovens mães em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Baseia-se em uma formação empreendedora e no amparo à saúde mental dessas mulheres.
Tal proposta teve início em 2020, visto a agravação do desemprego no país devido a pandemia e o anseio da Enactus Unesp Botucatu em ajudar quem mais sofreu com as transformações do último ano.
Sendo assim, o Nova Íris se encontra na fase de insights, ou seja, na etapa de discutir o problema e se aprofundar e conhecer melhor a realidade daqueles com quem queremos trabalhar.
Capacitações sobre empreendedorismo e educação financeira
Realizar rodas de conversa/terapia com acompanhamento de profissionais da saúde

Possibilitar a divulgação de seus devidos trabalhos pelas redes sociais
Empoderamento feminino
